terça-feira, 28 de julho de 2009

Síntese Conclusiva.

Ao analisar os textos estudados na disciplina, para compor esta síntese quero destacar os temas abordados, que nos monstraram várias etapas do processo de construção da escrita e as várias fases pelas quais as crianças passam, os textos nos mostraram várias questões sobre o ensino da fala e sua transformação em produção escrita, os textos sobre a alfabetização nos deram uma maior clareza no que diz respeito a como acontecem as etapas da alfabetização, os autores como foi o caso da Teberosky, que nos textos que avaliamos traçou uma linha de acontecimentos que foram explicitados em vários exemplos de crianças em processo de alfabetização que ela usa como exemplo ao longo do texto.
Ficou claro para nós que trabalhamos com esses textos ao longo de todo o curso, as possibilidades das múltiplas alfabetizações, e a importância de nós professores aprendermos novas práticas, para ter êxito junto aos nossos alunos que estão passando por este processo alfabetizador.
Para usar como exemplo o texto de Emília Ferreiro, é gratificante fazer parte de um processo onde as crianças iniciam com garatujas, e ao percorrerem toda uma evolução chegam ao final alfabetizados, sendo respeitados em suas particularidades, e em seu tempo próprio de evolução, onde o amadurecimento da leitura e escrita pode ser notado ao longo dos meses, onde cada parte do processo de construção da escrita e da leitura convencional é alcançado passo a passo.

Sem comentários:

Enviar um comentário