segunda-feira, 27 de julho de 2009
A construção do conhecimento sobre a escrita.
Teberusky,Ana.Colomer,Teresa.
" O que está escrito?"
Diante da leitura que fizemos do texto 6, podemos construir vários comentários sobre o processo de formação dos conceitos de leitura e escrita, pelas crianças que estão junatamente conosco participando desta interação alfabetizadora. Par mim as autoras deixaram claro o objetivo de fazer uma distinção entre o processo de apropriação da escrita e sua representação em códigos.
As autoras nos levam a refletir sobre as etapas desenvolvidas pelas crianças em seu processo de construção no campo da linguagem escrita, pois estas mesmas crianças chegam à escola com um rico repertório de palavras que elas utilizam em seu cotidiano, mas que ainda não fazem idéia de sua estruturação gramatical e ortográfica, para as crianças que nunca tiveram contato com o mundo da 'oralidade escrita"é bem mais complexo ter que lidar com todas essas novas possibilidades que as palavras escritas ( agrupada em letras ou foinemas) lhes permitem.
Quando observamos as etapas de desenvolvimento de leitura como é o caso da menina "ANDREA", vemos com clareza, como este processo acontece com as criamças em fase pré- silábica podemos ter a dimensão do significado da alfabetização na vida as crianças, embora todos nós já tenhamos passado por estas fases, é bem motivador observar este processo em uma crianças, a segmentação silábica apresentada pelas autoras é uma demonstração bem nítida de como se dá a apropriação da leitura pelas crianças nessa fase, gostaria de destacar este quatro itens que as autoras destacaram e que me paressem melhor explicitar a evolução da criança.
1º A criança constrói hipóteses, resolve problemas e elabora conceituaçãoes sobre o escrito.
2º Essas hipóteses se desenvolvem quando a criança interage com o material escrito...
3º As hipóteses constituem respostas a verdadeiros problemas conceituais ...
4º O desenvolvimento de hipóteses ocorre por construções,dando lugar a novas construções dando significado as palavras e os signos.
As crinças buscam na escrita uma regularidade, e se questionam em vários aspectos: ' isso serve par aler?", " são poucas letras", " são todas iguais", " o que está escrito?". para as crianças os textos sempre querem dizer alguma coisa, e as palavras servem para dizer o que algo "é" ou para que "serve" determinado objeto, é comum entre as crianças, elas montarem todo um texto oral a partir de apenas uma figura, mas quando elas se deparam com palavras escritas se se vêem no dilema de querer ralacionar o número de letras ao que está escrito, e até chegam a pensar que nada está escrito pois apenas poucas letras não podem querer dizer alguma coisa.
" Para a criança interpretar a representação da escrita, sua primeira idéia não é a presentação das letras, mas sim dos sons, ou dos nomes( objetos e pessoas) e suas relações com o que está sendo dito.
Para as crinças o fato de se apropriar das estruturas lingúisticas e principalmente das convenções gráficas presentes na construção da escrita é um desafio, pois elas precisam fazer uma longa transição da linguagem oral, para a escrita, isso é demonstrado quando observamos os primeiros textos escritos das crianças, pois elas demonstram grande dificuldade, para se expressar de forma escrita, e agrupam as palavras todas juntas, pois acreditam que por se tratar de uma única oração, as palavras que a compõe deem estar todas unidas.EX: Mariaganhouumgato. Isso é muito comum na escrita de crianças alfabetizadas e pré-alfabetizadas, os aspectos relacionados a dificuldades na fala também podem atuar como dificultadores deste processo de transição entre fala-escrita.
As crianças devem partir de atividades relacionadas a realidade para comprenderem o significado do que está sendo ensinado, é importante para elas que entenderem para ler , e entenderer o que leram, pois uma cultura alfabetizadora baseada em meras reperições, cópias, memorização de palavras e fonemas não podem levar a criança a um desenvolvimento satisfatório. A aprendizagem deve levar em conta todo o processo de compreensão que a criança vem sofrendo no ambiente escolar, e não apenas tornar o processo uma imposição de regras e conceitos que devem ser absorvidos, sem reflexão, construção e crescimento.
Teberusky,Ana.Colomer,Teresa.
" O que está escrito?"
Diante da leitura que fizemos do texto 6, podemos construir vários comentários sobre o processo de formação dos conceitos de leitura e escrita, pelas crianças que estão junatamente conosco participando desta interação alfabetizadora. Par mim as autoras deixaram claro o objetivo de fazer uma distinção entre o processo de apropriação da escrita e sua representação em códigos.
As autoras nos levam a refletir sobre as etapas desenvolvidas pelas crianças em seu processo de construção no campo da linguagem escrita, pois estas mesmas crianças chegam à escola com um rico repertório de palavras que elas utilizam em seu cotidiano, mas que ainda não fazem idéia de sua estruturação gramatical e ortográfica, para as crianças que nunca tiveram contato com o mundo da 'oralidade escrita"é bem mais complexo ter que lidar com todas essas novas possibilidades que as palavras escritas ( agrupada em letras ou foinemas) lhes permitem.
Quando observamos as etapas de desenvolvimento de leitura como é o caso da menina "ANDREA", vemos com clareza, como este processo acontece com as criamças em fase pré- silábica podemos ter a dimensão do significado da alfabetização na vida as crianças, embora todos nós já tenhamos passado por estas fases, é bem motivador observar este processo em uma crianças, a segmentação silábica apresentada pelas autoras é uma demonstração bem nítida de como se dá a apropriação da leitura pelas crianças nessa fase, gostaria de destacar este quatro itens que as autoras destacaram e que me paressem melhor explicitar a evolução da criança.
1º A criança constrói hipóteses, resolve problemas e elabora conceituaçãoes sobre o escrito.
2º Essas hipóteses se desenvolvem quando a criança interage com o material escrito...
3º As hipóteses constituem respostas a verdadeiros problemas conceituais ...
4º O desenvolvimento de hipóteses ocorre por construções,dando lugar a novas construções dando significado as palavras e os signos.
As crinças buscam na escrita uma regularidade, e se questionam em vários aspectos: ' isso serve par aler?", " são poucas letras", " são todas iguais", " o que está escrito?". para as crianças os textos sempre querem dizer alguma coisa, e as palavras servem para dizer o que algo "é" ou para que "serve" determinado objeto, é comum entre as crianças, elas montarem todo um texto oral a partir de apenas uma figura, mas quando elas se deparam com palavras escritas se se vêem no dilema de querer ralacionar o número de letras ao que está escrito, e até chegam a pensar que nada está escrito pois apenas poucas letras não podem querer dizer alguma coisa.
" Para a criança interpretar a representação da escrita, sua primeira idéia não é a presentação das letras, mas sim dos sons, ou dos nomes( objetos e pessoas) e suas relações com o que está sendo dito.
Para as crinças o fato de se apropriar das estruturas lingúisticas e principalmente das convenções gráficas presentes na construção da escrita é um desafio, pois elas precisam fazer uma longa transição da linguagem oral, para a escrita, isso é demonstrado quando observamos os primeiros textos escritos das crianças, pois elas demonstram grande dificuldade, para se expressar de forma escrita, e agrupam as palavras todas juntas, pois acreditam que por se tratar de uma única oração, as palavras que a compõe deem estar todas unidas.EX: Mariaganhouumgato. Isso é muito comum na escrita de crianças alfabetizadas e pré-alfabetizadas, os aspectos relacionados a dificuldades na fala também podem atuar como dificultadores deste processo de transição entre fala-escrita.
As crianças devem partir de atividades relacionadas a realidade para comprenderem o significado do que está sendo ensinado, é importante para elas que entenderem para ler , e entenderer o que leram, pois uma cultura alfabetizadora baseada em meras reperições, cópias, memorização de palavras e fonemas não podem levar a criança a um desenvolvimento satisfatório. A aprendizagem deve levar em conta todo o processo de compreensão que a criança vem sofrendo no ambiente escolar, e não apenas tornar o processo uma imposição de regras e conceitos que devem ser absorvidos, sem reflexão, construção e crescimento.
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