segunda-feira, 27 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PROPÓSITOS GERAIS DO PORTFÓLIO:
1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
DESCRITORES DO PORTFÓLIO
(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO)
1. Cumprimento dos propósitos gerais;
2. Cumprimento do propósito específico;
3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)
4. Construção processual (ao longo do semestre)
5. Organização que facilite a compreensão das produções;
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)
9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;
PROPÓSITOS ESPECÍFICOS.
1º Criar mecanismos de alfabetização inovadores e atuais que supram as necessidades que eu possa encontrar no meu cotidiano em sala de aula.
2º Construir uma rede de significados a partir dos textos lidos, onde eu possa buscar informações, e obter contribuições de vários autores que abordam o tema alfabetização, possibilitando a mim enquanto alfabetizadora, mecanismos que auxiliem a elaboração das aulas e comtribuam para a consolidação do meu trabalho.
3º Trocar experiências e informações sobre alfabetização com os colegas de turma também ligados a alfabetizaçaõ através do Blog.
Sem comentários:
Enviar um comentário